COMO VENDER PELA INTERNET: 3 dicas para pequenos negócios

Como vender pela internet? É uma das perguntas mais frequentes neste momento.

Enquanto alguns, sentam choram e reclamam esperando a pandemia de coronavírus passar, uma enxurrada de empresas foi para internet buscar alternativas para vender online.

Para levar para a internet a sua empresa precisa de:

  • Um pouco de conhecimento
  • Tempo disponível (em abundância nesse momento)
  • Ferramentas e estratégias de vendas online

Este pequeno artigo tem como objetivo lhe apresentar algumas ferramentas gratuitas ou de baixo investimento inicial que podem lhe ajudar a levar a sua empresa para a internet.

Como vender pela internet?
Não fique sentado sobre o seu estoque na quarentena de coronavírus. Clique aqui e veja...

Pequenos negócios no Brasil

Os pequenos negócios empresariais são formados pelas micro e pequenas empresas (MPE) e pelos microempreendedores individuais (MEI).

No Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE). As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões).

De acordo com o Portal do Empreendedor, no Brasil existem 3,7 milhões de MEI (dezembro/2013).

Trabalhar em família é a realidade da maioria dos pequenos negócios no Brasil. Parentes atuam como sócios em 70% deles. Essa característica afeta principalmente na gestão.

Muitas vezes, as relações familiares interferem diretamente na gestão empresarial ocasionando erros comuns, como:

  • Confundir o dinheiro da empresa, com o dinheiro da família
  • Não definir funções e responsabilidades de cada membro da família nos negócios, gerando retrabalho, custos desnecessários e conflitos ocasionados por erros de comunicação
  • Não inovar em estratégias comerciais e não expandir os canais de vendas

“Sempre deu certo assim, então porque devemos mudar?”

A resposta é porque o mundo mudou, as pessoas mudaram e estamos passando por uma guerra contra um inimigo invisível que está lá fora ameaçando as nossas vidas, por isso, é imprescindível reajustar a forma como a sua empresa se encaixa nesta realidade.

Canais de vendas

A resistência em utilizar novos canais de vendas e principalmente a falta de conhecimento sobre as ferramentas que facilitam o acesso dos pequenos negócios a internet contribuiu para que muitos não considerassem essa possibilidade.

Aí veio o coronavírus e os caos se estabeleceu. Com as empresas em quarentena, da noite pro dia, surgiu a pergunta? Como vender pela internet?

Destaco que os canais de vendas que apresentaremos abaixo nãos e adaptam a todos os tipos de negócios, pois pode ser que o público alvo da sua empresa não esteja disposta a interagir por um ou outro canal.

1 – Marketplace

Você não precisa criar um site de vendas ou uma loja online para vender os seus produtos na internet. Pode usar um site que já possui toda a estrutura de vendas, pagamento e serviços de entrega.

Basta cadastrar a sua empresa, os seus produtos e denominar as pessoas que se responsabilizarão pelas vendas online. Simples assim.

Como vender no Mercado Livre? Veja esse passo a passo completo!

2 – Redes sociais

Há muito tempo que mídias sociais como o Facebook e o Instagram oferecem ferramentas de vendas para produtos e serviços por meio dos seus canais.

No Facebook a sua empresa pode criar canais de interação com o cliente a PÁGINA DA SUA EMPRESA, bem como vender através do MARKETPLACE.

3 – Listas de transmissão no WhatsApp

Imagino que você conheça um famoso palestrante chamado David Camelô, se não, sugiro que CLIQUE AQUI e conheça a história dele.

Resumindo o resumo: Devido a circunstâncias da vida, David ficou na miséria, morando nas ruas com a sua mulher grávida, pegou os seus últimos trocados e investiu em balas que começou a vender no sinal. Após vender tudo, comprou novo estoque e voltou a vender e isso ocorreu até que tivesse uma bem estruturada barraquinha de doces e pequenos lanches.

Com o passar do tempo ele começou a perceber o comportamento de compra dos clientes e identificou:

1 – Os itens que vendiam mais e aqueles que vendiam menos

2 – Os horários de pico

Percebeu que tinha que administrar bem o estoque priorizando os itens que vendiam mais e promovendo aqueles que não vendiam tão bem para fazer o estoque girar mais rapidamente, pois estoque parado é dinheiro estocado.

Entendeu que as 16:00 horas era o horário nobre para as vendas, denominou-as como “a hora da fome”, mas neste período as pessoas dos prédios ao redor estavam nos escritórios e nem sempre podiam descer para comprar os itens, então criou o disk doces e lanches.

Não preciso nem dizer que esse foi o inicio de um conjunto de estratégias de vendas baseadas na observação do comportamento de compra dos clientes.

Contei esta história para lhe mostrar que conhecer o comportamento de compra do seu publico e fazer a oferta na hora certa por meio de um canal de vendas expresso como o telefone pode multiplicar as suas vendas. É como juntar a fome com a vontade de comer.

Veja como:

7 dicas para fazer vendas pelo WhatsApp

Como vender pela internet combinando canais de vendas?

Se você quer definitivamente aprender como vender pela internet, evitar táticas amadoras, reduzir a possibilidade de cometer erros de iniciante e ter acesso a uma metodologia de vendas imbatível, então precisa conhecer o fenômeno Alex Vargas.

Foi fazendo o curso dele que eu descobri como vender pela internet, aprendi as principais estratégias de vendas usadas e realizei muitas vendas do meu e-book ENCONTROS DE NEGÓCIOS, sem investir um único centavo, somente usando as estratégias e ferramentas recomendadas por ele.

Com o Fórmula do Negócio Online, você vai aprender como posicionar e destacar a sua empresa na Internet, bem como explodir de vendas.

O curso FNO vale cada centavo investido e se você não gostar, em 30 dias pode pedir seu dinheiro de volta.

Gostou do artigo? Deixe um comentário abaixo, críticas e sugestões são bem vindas.

Conhece alguém que precisa destas dicas? Compartilhe o artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *