Sustentabilidade-e-negócios

SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS – Como promover negócios na cadeia produtiva da reciclagem

Saiba como promover negócios entre empresas geradoras de resíduos sólidos. Veja como através de uma metodologia simples é possível promover sustentabilidade e negócios.

Apesar das exigências legais estabelecidas pela Lei nº 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), somente 3% dos resíduos sólidos do Brasil são reciclados (IPEAD). Esta situação destaca o enorme potencial no desenvolvimento de soluções para a gestão de resíduos no Brasil.

Sustentabilidade na Estratégia de Negócios

O número de negócios focados na reciclagem de resíduos que promovem a economia circular, são insignificantes se compararmos ao volume de “lixo” gerado no Brasil. A explicação é que faltam políticas públicas, incentivos e uma sofisticação da legislação no sentido de impulsionar este tipo de negócios. Além disso, há uma barreira cultural que estabelece uma crença de que os produtos fabricados a partir de resíduos possuem menor qualidade.

A gestão de resíduos gera proteção ambiental, ganho econômico e uma melhoria de imagem. Empresas com posturas responsáveis e sustentáveis são percebidas com mais simpatia pelo seu público alvo. Além disso, é cada vez maior o número de multinacionais que incluem a responsabilidade com o meio ambiente como critério de análise para a realização de negócios com empresas brasileiras.

Sustentabilidade e Negócios na Cadeia Produtiva da Reciclagem

Aprenda a promover negócios entre empresas da cadeia produtiva do resíduos. Baique o e-book

Consideremos aqui, como forma de facilitação do entendimento que a Cadeia Produtiva da Reciclagem são todas as empresas e profissionais especializados que estão direta ou indiretamente ligados a reciclagem de resíduos sólidos da indústria, do qual trata este artigo.

A proposta é apresentar uma forma de promover negócios dentro desta cadeia produtiva.

Na área marketing os eventos são frequentemente utilizados como estratégia de aproximação, interação e promoção de negócios. Dentre os mais variados tipos de eventos há uma metodologia que facilita a identificação e conexão de interesses comerciais. A Sessão de Negócios tem como objetivo potencializar a realização de negócios em uma cadeia ou setor produtivo.

Através de um mapeamento de perfil, análise de demandas, interesses e afinidades, um plano é traçado para reunir as empresas e fomentar as possibilidades identificadas.

Baixe agora o e-book Encontros de Negócios e aprenda a promover negócios b2b

Como realizar uma Sessão de Negócios

1 – Antes de qualquer coisa é preciso realizar um levantamento sobre o perfil das empresas de um município, estado, ou até mesmo polo produtivo que podem compor a cadeia produtiva da reciclagem, tais como:

– Indústrias geradoras de resíduos sólidos

– Cooperativas de coleta

– Empresas de coleta de resíduos e reciclagem

– Profissionais especializados como: Engenheiros químicos, cientistas ambientais, decoradores, artistas plásticos, estilistas, etc.

– Startups relacionadas ao setor

– Universidades que possuem projetos voltados a temática

– Outras empresas interessadas na compra e utilização dos resíduos sólidos

2 – Identificar, quantificar e qualificar o tipo de resíduo gerado, resultando assim em uma lista de ofertas.

Desta etapa em diante será necessário utilizar um software específico para o planejamento e gestão das Sessões de Negócios

Saiba como promover negócios entre empresas produtoras de resíduos

3 – Após cadastrar os inscritos no evento em um sistema específico para Sessão de Negócios, este por sua vez, utilizará um algorítimo para distribuir os participantes em um número compatível de mesas.

Exemplo: 50 participantes ocuparão dez mesas com 5 pessoas cada.

O software também informará o número de sessões que serão realizadas. O objetivo dessa inteligência é fazer com que o maior número de interações ocorra entre os 50 participantes.

Na prática, cada sessão funciona da seguinte forma:

No início da sessão 1 cada participante terá de 2 a 3 minutos para apresentar o seu objetivo no evento, ou seja, o que ele deseja vender, comprar ou trocar. Cada mesa será organizada por um facilitador que tem como objetivo cronometrar o tempo e ajudar a conectar os interesses surgidos na sessão. Quando todos das mesas tiverem falado entre si, haverá uma troca de mesas, orientada por uma agenda gerada pelo sistema. Cada participante tem a sua própria agenda, então terminada a sessão 1, ele deverá consulta-la e seguir para a próxima mesa indicada. Assim ocorrerá até que todos hipoteticamente tenham falado entre si.

Então podemos ter entre 10 e 19 sessões em um único evento.

O objetivo de cada sessão é que o participante faça um ENCONTRO DE INTERESSES, ou seja, identifique e selecione as empresas que tem potencial para fazer negócios com a sua. Após o fim das sessões, as empresas serão estimuladas a realizar reuniões de aprofundamento de interesse com aquelas que selecionou na primeira etapa.

É incrível como esse tipo de evento amplia e impulsiona as possibilidades de negócios. As interações de uma cadeia produtiva da reciclagem, são em sua maioria pontuais e focadas na atuação principal. Em uma sessão de negócios cada participante tem a oportunidade de se conectar há uma infinidade de oportunidades que estavam ocultas o que passaram despercebidas, por não estarem no foco principal.

Veja alguns exemplos que estavam fora do foco principal, mas que se mostraram excelentes soluções:

A indústria cimenteira atualmente utiliza a escória um subproduto da produção do ferro gusa para a geração de um cimento especial do tipo CPIII, propício para obras em locais que sofrem impactos corrosivos da maresia.

A indústria da moda que utiliza resíduos têxteis para produzir acessórios como bolsas, sapatos, óculos e bijuterias.

Arquitetos, decoradores e artistas plásticos que usam a madeira de demolição vindas da indústria da construção civil para embelezar ambientes.

Estes foram pequenos exemplos de oportunidades que podem ser conectadas em uma Sessão de Negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *