EXEMPLOS DE ENCONTROS DE NEGÓCIOS

Seguindo o roteiro passo a passo do e-book Encontros de Negócios você conseguirá organizar e promover uma infinidades de eventos.

Um encontro de negócios surge a partir de três motivações, são elas:

  • Demandas não atendidas
  • Demandas atendidas com falhas
  • Falta de sinergia entre uma cadeia produtiva

Antes de se pensar em realizar um Encontro de Negócios é preciso identificar quais são as demandas não atendidas ou  atendidas com falhas. Sem especificação de demanda não se realiza um encontro de negócios, mas sim um evento de network.

Observando esses exemplos com atenção, você verá o quanto esses eventos são dinâmicos e completamente direcionados para o atendimento da demanda.

No E-book Encontros de Negócios apresentamos o passo a passo para os seis formatos mais utilizados. Cada formato se adéqua melhor a um tipo de demanda.

Para que tenha uma noção das possibilidades, apresentaremos abaixo quatro exemplos de encontros de negócios que você poderá organizar e promover, veja:

EXEMPLO 1 – Indústria alimentícia de MG

Demanda – Encontrar fornecedores de embalagens dentro do estado de Minas Gerais

Ao comprar boa parte das suas embalagens fora do estado de Minas Gerais a indústria de alimentos se vê obrigada a comprar um quantitativo maior do que o necessário, com isso onera o estoque e eleva o seu custo operacional, tornando-se menos competitivo.

Motivação: Demanda atendida com falhas

Benefícios para a indústria – A identificação de fornecedores dentro do estado reduziria o custo de aquisição de embalagens através dos incentivos fiscais para consumo local, aquisição de volumes menores de compra e prazos de entrega menores. Desonerando parte do seu estoque.

Obs.: Quando reduzimos o custo operacional, aumentamos a lucratividade.

Formato: Rodada de  Negócios Multissetorial

Nesse evento teremos quinze indústrias de alimentos atuando como âncora (compradoras).

EXEMPLO 2 : Fabrica de eletromésticos transfere a sua unidade operacional de São Paulo para Santa Catarina

Demanda 1: Identificar fornecedores de insumos para a fabricação de eletrodomésticos em Santa Catarina.

Demanda 2: Identificar fornecedores de serviços de suporte a produção industrial

Benefícios – Reduzir custo da mudança e custo operacional

Motivação: Demanda não atendida

Obs.: A fábrica possui um processo de cadastro de fornecedor normatizado e por isso muito criterioso.

Formato 1 – Workshop de qualificação de fornecedor

Devido ao rigoroso processo de cadastramento e seleção de fornecedores, não seria possível realizar uma Rodada de Negócios, pois neste caso será preciso orientar os candidatos  fornecedores a como preparar as suas empresas para atender as normas do processo de seleção de fornecedor da multinacional.

Formato 2 – Rodada de Negócios Multissetorial

A aquisição de serviços de suporte a fabricação de eletrodomésticos não apresenta o mesmo rigor dos insumos para a produção. Além disso, o perfil do fornecedor também é diferente. Enquanto na demanda 1 a demanda se direciona para industrias, a demanda dois aponta para prestadores de serviços. Sendo assim, não seria possível atender as duas demandas com apenas um formato de encontro de negócios.

EXEMPLO 3 – Setor produtivo e Joias

Demanda – Promover negócios e parcerias entre os produtores de Joias pertencentes ao Arranjo produtivo Local de Limeira –SP

Motivação: Falta de sinergia entre empresas do encadeamento produtivo

Benefícios – Fortalecer a cadeia produtiva através da geração de negócios

Formato: Sessão de Negócios Setorial

A sessão é o formato ideal quando se envolve toda a cadeia produtiva de um setor, neste caso não haverá âncora, portanto o objetivo é identificar e conectar interesses de compra,venda e parcerias dentro do setor produtivo de joias, onde o público será formado por:

  • Joalheiros
  • Designs de joias
  • Extratores e comerciantes de pedras preciosas
  • Empresas de prototipagem
  • Exportadora de joias
  • Fabricantes de máquinas para lapidação
  • Fornecedores de cursos de modelagem de joias, entre outros.

EXEMPLO 4 – Compradores estrangeiros

Demanda – Vinte compradores estrangeiros desejam conhecer fabricantes  de móveis do estado do Rio de Janeiro que estão no evento Casa Cor

Motivação: Demanda atendida com falhas
Benefícios – Identificação de  novos fornecedores de móveis e oportunidade de vender para o mercado internacional

FormatoSpeed Dating

Em uma feira de decoração teremos muitos fornecedores (fabricantes de móveis), portanto para estender a oportunidade ao maior número possível de fornecedores para que estes apresentem as suas ofertas aos vinte compradores, o formato mais dinâmico é o speed dating, pois com ele é possível realizar reuniões rotativas rápidas (3 min) para a identificação de interesses. Este formato é dividido em dois momentos:

No primeiro se identifica os interesses comerciais (3 min), no segundo inicia-se a negociação.

É como se no 1º momento ocorresse um flert e no 2º uma paquera propriamente dita. No segundo momento os compradores aprofundarão o interesse somente com aqueles que selecionaram

Quer saber como organizar uma speed dating>>> Clique Aqui<<<

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E-book Encontros de Negócios

Autora: Mara Mello

Graduada em Marketing, pós-graduada em Assessoria de Comunicação e com MBA em Gestão Estratégica de Serviços pela FGV, Mara Mello trabalha com eventos corporativos há mais de vinte anos. Intrigada com o aumento da demanda por encontros de negócios aprofundou o estudo no tema e teve a oportunidade de realizar ou participar como apoio em centenas de eventos, o que lhe rendeu a experiência compartilhada nesse artigo.

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