EXEMPLOS DE ENCONTROS DE NEGÓCIOS

Os Encontros de Negócios são eventos capazes de conectar interesses comerciais por meio de metodologias de facilitação e promoção de negócios. Catalogamos seis metodologias e reunimos em um e-book que pode ser facilmente adquirido no fim deste artigo. Para facilitar o entendimento citamos abaixo alguns exemplos.

Antes de mais nada, destacamos que um encontro de negócios surge a partir de três motivações, são elas:

  • Demandas não atendidas
  • Demandas atendidas com falhas
  • Falta de sinergia entre uma cadeia produtiva

Então, antes de se pensar em realizar um Encontro de Negócios é preciso identificar quais são as demandas não atendidas ou  atendidas com falhas. Sem especificação o levantamento e especificação da demanda não se realiza um encontro de negócios, mas sim um evento de network.

No E-book Encontros de Negócios apresentamos o passo a passo para os seis formatos mais utilizados. Cada formato se adéqua melhor a um tipo de demanda.

Para que tenha uma noção das possibilidades, apresentaremos abaixo quatro exemplos de encontros de negócios que você poderá organizar e promover, veja:

EXEMPLO 1 – Encontros de Negócios na indústria alimentícia de MG

Demanda – Encontrar fornecedores de embalagens dentro do estado de Minas Gerais

Ao comprar boa parte das suas embalagens fora do estado de Minas Gerais a indústria de alimentos se vê obrigada a comprar um quantitativo maior do que o necessário, com isso onera o estoque e eleva o seu custo operacional, tornando-se menos competitivo.

Motivação: Demanda atendida com falhas

Benefícios para a indústria – A identificação de fornecedores dentro do estado reduziria o custo de aquisição de embalagens através dos incentivos fiscais para consumo local, aquisição de volumes menores de compra e prazos de entrega menores. Desonerando parte do seu estoque.

Obs.: Quando reduzimos o custo operacional, aumentamos a lucratividade.

Formato: Rodada de  Negócios Multissetorial

Nesse evento teremos quinze indústrias de alimentos atuando como âncora (compradoras).

EXEMPLO 2 : Fabrica de eletrodomésticos transfere a sua unidade operacional de São Paulo para Santa Catarina

Demanda 1: Identificar fornecedores de insumos para a fabricação de eletrodomésticos em Santa Catarina.

Demanda 2: Identificar fornecedores de serviços de suporte a produção industrial

Benefícios – Reduzir custo da mudança e custo operacional

Motivação: Demanda não atendida

Obs.: A fábrica possui um processo de cadastro de fornecedor normatizado e por isso muito criterioso.

Formato 1 – Workshop de qualificação de fornecedor

Devido ao rigoroso processo de cadastramento e seleção de fornecedores, não seria possível realizar uma Rodada de Negócios, pois neste caso será preciso orientar os candidatos  fornecedores a como preparar as suas empresas para atender as normas do processo de seleção de fornecedor da multinacional.

Formato 2 – Rodada de Negócios Multissetorial

A aquisição de serviços de suporte a fabricação de eletrodomésticos não apresenta o mesmo rigor dos insumos para a produção. Além disso, o perfil do fornecedor também é diferente. Enquanto na demanda 1 a demanda se direciona para industrias, a demanda dois aponta para prestadores de serviços. Sendo assim, não seria possível atender as duas demandas com apenas um formato de encontro de negócios.

EXEMPLO 3 – Encontros de Negócios em empresas do setor produtivo de jóias

Demanda – Promover negócios e parcerias entre os produtores de Joias pertencentes ao Arranjo produtivo Local de Limeira –SP

Motivação: Falta de sinergia entre empresas do encadeamento produtivo

Benefícios – Fortalecer a cadeia produtiva através da geração de negócios

Formato: Sessão de Negócios Setorial

A sessão é o formato ideal quando se envolve toda a cadeia produtiva de um setor, neste caso não haverá âncora, portanto o objetivo é identificar e conectar interesses de compra,venda e parcerias dentro do setor produtivo de joias, onde o público será formado por:

  • Joalheiros
  • Designs de joias
  • Extratores e comerciantes de pedras preciosas
  • Empresas de prototipagem
  • Exportadora de joias
  • Fabricantes de máquinas para lapidação
  • Fornecedores de cursos de modelagem de joias, entre outros.

EXEMPLO 4 – Encontros de negócios de empresas nacionais e compradores estrangeiros

Demanda – Vinte compradores estrangeiros desejam conhecer fabricantes  de móveis do estado do Rio de Janeiro que estão no evento Casa Cor

Motivação: Demanda atendida com falhas
Benefícios – Identificação de  novos fornecedores de móveis e oportunidade de vender para o mercado internacional

FormatoSpeed Dating

Em uma feira de decoração teremos muitos fornecedores (fabricantes de móveis), portanto para estender a oportunidade ao maior número possível de fornecedores para que estes apresentem as suas ofertas aos vinte compradores, o formato mais dinâmico é o speed dating, pois com ele é possível realizar reuniões rotativas rápidas (3 min) para a identificação de interesses. Este formato é dividido em dois momentos:

No primeiro se identifica os interesses comerciais (3 min), no segundo inicia-se a negociação.

É como se no 1º momento ocorresse um flert e no 2º uma paquera propriamente dita. No segundo momento os compradores aprofundarão o interesse somente com aqueles que selecionaram

Quer saber como organizar uma speed dating>>> Clique Aqui<<<

Não deixe de ver os outros artigos:

Seis tipos de Encontros de Negócios

O que é uma Rodada de Negócios?

Como se preparar para participar de uma Rodada de Negócios

E-book Encontros de Negócios

Autora: Mara Mello

Graduada em Marketing, pós-graduada em Assessoria de Comunicação e com MBA em Gestão Estratégica de Serviços pela FGV, Mara Mello trabalha com eventos corporativos há mais de vinte anos. Intrigada com o aumento da demanda por encontros de negócios aprofundou o estudo no tema e teve a oportunidade de realizar ou participar como apoio em centenas de eventos, o que lhe rendeu a experiência compartilhada nesse artigo.

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